2 de junho de 2012

Autoimóvel

Quando me perguntaram se eu conhecia os Zits eu disse algo como "quem?", mas depois de ver a capa reconheci-os imediatamente, uma vez que já perdi largos minutos em livrarias a folhear os diversos livros da coleção. Por recomendação e por empréstimo, li este Autoimóvel e gostei bastante.
A maior força e a maior fraqueza deste livro reside no facto de as piadas serem muito dependentes da época em que vivemos.
Força, porque aponta, de forma acutilante, muitos dos problemas que as famílias de agora sofrem com os filhos adolescentes. Os pais Ducan, apesar de tentarem e até terem boas intenções, cometem erros típicos desta geração de pais de agora. A título de exemplo:
Fraqueza, porque, como muitas das tiras da Mafalda, assim que o contexto histórico desaparecer, a maioria das pranchas perde a sua força. Neste aspecto, o Calvin & Hobbes é muito mais intemporal.
No todo é um livro muito divertido e cómico mas que com o passar dos anos irá perder a sua força.

2 comentários:

  1. Ó Dinis, só não concordo com aquilo que dizes da Mafalda. É certo que algumas piadas são muito localizadas no espaço, no tempo e no regime político, mas a maior parte funciona ainda e continuará a funcionar.
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Acho que já não lês a Mafalda há muito tempo...

    ResponderEliminar