8 de abril de 2011

O Bailado das Estrelas

Spider e Jeanne Robinson, escritor e bailarina e coreógrafa, respetivamente, escreveram este belíssimo Stardance (primeiro volume de uma série de três, algo que só descobri a investigar para escrever esta "posta" - já comprei Stardance Trilogy), em que uma jovem, Sharra Drummond, perseguindo o seu sonho de ser uma grande bailarina, se vira para o espaço como palco para os seus bailados, por forma a suprir as suas limitações na Terra (leia-se: era alta e boa como o milho coisa que para uma bailarina é péssimo). Sharra vende o seu corpo a Carrington, dono do complexo orbital Skyfac (uma estação espacial privada) e multimilionário, em troca de um "palco" no firmamento. Consigo leva Charles Armstead, ex promessa do bailado e agora o melhor realizador e operador de câmara da arte, tornado cínico depois de ter levado um tiro na anca e perdido uma carreira que se avistava grande. Com o período de tempo no espaço limitado por o seu corpo estar-se a habituar à total ausência de gravidade, o que tornaria impossível o seu regresso à Terra, Sharra consegue treinar e executar dois bailados mas quando vai fazer o terceiro, que a lançaria definitivamente como uma Bailarina das Estrelas, Carrigton, com o aval do médico do complexo, quer trazer Sharra para a terra porque Sharra vale mais viva do que morta à Skyfac. Mas algo acontece que impede Sharra de voltar à Terra. Um grupo de extraterrestres aparece com más intenções e Sharra explica-lhes, dançando, o que é ser humano  e expulsa-os do Sistema Solar. Condenada, Sharra perde-se como um meteoro na atmosfera.
Ao contrário do que possa parecer isto é só prelúdio. A personagem principal é Charlie Armstead (também o narrador da história) que se junta a Norrey Drummond e a mais uns tantos para formar a companhia de bailados das estrelas e mais não conto para não estragar a surpresa. Enfim, um grande livro de FC, com descrições lindíssimas do espaço (especialmente Saturno) e que eu adoro reler.

2 comentários:

  1. Este livro e o filme "Encontros Imediatos do 3.º Grau" fizeram-me chorar por, muito provavelmente, nunca vir a conhecer extraterrestres. Dei por mim muitas vezes a pensar como seria um filme baseado neste livro. Se fosse bem feito, era esplendoroso!
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Calma Paula pode ser hoje que eles venham cá... A esperança é a última a morrer... Já comprei os outros 2 da trilogia

    ResponderEliminar